Paulo Cezar Alves Carvalho, na arte Mestre Paulo. Nascido no Brasil em 07/07/1972 na cidade de Januária Minas Gerais. Casado, dois filhos. Conheceu a capoeira ainda quando criança, por volta dos 9 a 10 anos de idade, através do seu primo Edson, que lhe ensinou o pouco que sabia, encantado pela arte, ansiava em aprender mais e mais, mas na pequena cidade onde morava, Tejuco Minas Gerais, não havia academia nem Mestre de capoeira.
Por volta dos 13 anos de idade, mudou-se com a família para São Paulo, a tão sonhada cidade grande, e o sonho de aprender a capoeira em uma academia, parecia cada vez mais próximo, mas pelas condições financeiras desfavoráveis, o sonho na verdade continuou distante, mas nunca desistiu, e no quintal de sua casa, mesmo sozinho continuou treinando e sonhando em um dia treinar em uma academia.
Até que arrumou o 1º emprego fixo de empacotador em um mercado, e o 1º salário sem duvidas foi para ajudar em casa, e pagar a tão sonhada academia de capoeira, e com o dinheiro em mãos, saiu a procura de uma academia, até que encontrou a academia Mar de Itapuã, e pela técnica, agilidade, e flexibilidade de Mestre Pequeno, não teve duvidas, e foi lá que se matriculou e treinou até se formar no dia 24 de novembro de 1990, e logo depois que se tornou um professor de capoeira, iniciou seu trabalho de ministrar aulas junto com um outro professor do grupo, conhecido como bombeiro, mas no ano 1993 criou a Capoart, e em 1995 deixou de trabalhar usando o nome Capoart e devido uma concordância com todos formados do Mestre Pequeno, também passou a usar o nome Mar de Itapuã e em 2005 retomou as atividades usando o nome Capoart-Arte em Capoeira, onde segue até os dias de hoje.
Mestre Paulo sempre buscou aprender e ensinar a capoeira no seu todo, mas com especial atenção as acrobacias que sempre gostou de executar de maneira especial, e foi justamente por causa das acrobacias executadas com perfeição e com um diferencial próprio, e do seu trabalho desenvolvido com alongamento e flexibilidade, que se tornou conhecido no Brasil e no mundo. E quem diria! Que aquele menino, que só sonhava em treinar em uma academia, seria ele o primeiro Mestre de capoeira, a lançar o 1º DVD de capoeira do Brasil, o qual foi, e ainda é um dos mais vendidos no mundo da capoeira, hoje já tem 4 volumes de DVDS no seguimento acrobacias de capoeira, com conteúdo Histórico, Educativo e Motivacional, tem também um CD, denominado O Canto do Capoeira, com todas as musicas de sua autoria, no ano de 2024 lançou o álbum “Verdades” que foi lançado nas maiores plataformas digitais do Brasil e do mundo.
Mestre Paulo e Mestra Vanuza, juntos montaram a própria academia, e fizeram discípulos. Mestre Paulo ministrou cursos de Alongamento e Acrobacias de Capoeira, para grupos de capoeira, escolas e faculdades, ministram aulas na academia, em escolas, e aulas particulares para crianças, adolescentes e para adultos, ensinando o valor que a capoeira tem e o bem que ela proporciona.
Mestre Paulo Já viajou para várias cidades do Brasil e por três vezes para Turquia para ministrar workshop de capoeira, e junto com sua Esposa Mestra Vanuza, sempre mantiveram projeto social para crianças e adolescentes, e com todos esses trabalhos, se tornaram um dos maiores divulgadores da nossa Arte Popular Brasileira, ensinando valores morais, lealdade, perseverança, cooperação, amor ao próximo, humildade... enfim! Ajudando na formação do caráter.
Um dos mais novos projetos de Mestre Paulo, é um livro, onde sua esposa Mestra Vanuza escreve sua história de vida, uma vida cheia de sonhos, barreiras, dificuldades, mas acima de tudo uma vida cheia de Fé e Perseverança. Vale muito a pena conhecer e contratar o trabalho de um verdadeiro profissional, que faz da capoeira sua filosofia e sua missão de vida.